Segunda-feira, 26 de Junho de 2006

um domingo no sofá

 

 

Domingo era dia de futebol. O dia estava propício ao sofá e foi isso mesmo que fiz. Deliciei-me com a 4ª série do «24» que a TV2 passou de forma ininterrupta: 24 horas, 24 episódios.

 

 

 

 

Eu gosto desta série, fértil em imaginação. O agente Jack Bauer é o verdadeiro anti-herói americano, cujas decisões tomadas em milissegundos são sempre decisivas para o futuro da América. Os maus são invariavelmente árabes que, cuidadosamente, nunca revelam as suas origens. São insensíveis como as cobras perante a fgragilidade humana, e eu não percebo onde vai o realizador desencantar tanto actor árabe capaz de assumir tamanha enormidade perante as suas origens. Na volta, são portugueses disfarçados de árabes...

 

O Presidente dos USA é um negro que mantém uma forte relação de amizade com Jack, sem no entanto deixar de ser um joguete nas mãos deste, já que acata as suas sugestões sem nunca as questionar. Bauer coloca o bem-estar dos americanos acima de tudo e de todos, e as suas escolhas são sempre nesse sentido, nunca esboçando o mínimo de remorso perante as decisões de vida ou de morte que toma. Jack Bauer, a dormir, vale mais que uma dúzia de James Bond bem acordados...

 

 

Finalmente, o tão esperado jogo de Portugal contra a Holanda. Que se pode dizer do jogo? Um sufoco?!...

 

 

 

 

A Holanda começou bem, atacou logo nos primeiros minutos a baliza portuguesa, e depois descambou. Aqueles dois pastéis que arrumaram Cristiano Ronaldo pareceram-me encomendados e deveriam ser alvo de investigação por parte da Federação de Futebol. Aquilo não é nada, é anti-jogo e a Holanda deveria ser penalizada por tal atitude... pelo menos, o facínora do treinador e o jogador com nome de bolo de arroz...

 

Espero sinceramente que a federação holandesa arrume de vez com esse Van Basten, pela falta de fair-play que demonstrou, pelas atitudes dos seus jogadores, pela péssima homenagem prestada aos grandes treinadores e jogadores holandeses que sempre emocionaram plateias pela qualidade do seu futebol.

 

Não sei o que passava pela cabeça dos nossos centrais. A segunda pantufada do Costinha a um jogador holandês já era passiva de um segundo amarelo e, não contente com isso, ainda deitou a mão à bola num momento em que Scolari já devia estar a fazer contas de cabeça a pensar na sua substituição. Não foi a tempo. O mal de que padecia Costinha tinha-se pegado ao Petit que, após cinco minutos de futebol, já carimbava um amarelo no pêlo, para desespero do treinador.

 

Entretanto, os ânimos e os mimos subiam de tom de parte a parte, com um árbitro perfeitamente marciano a distribuir amarelos e vermelhos a torto e a direito. Valeu-nos o golo de Maniche, fantástico, num momento de grande inspiração.  A partir daí, foi ver a Holanda a carregar e Portugal a defender como podia, e em inferioridade numérica. Ainda existiu uma oportunidade de Portugal matar o jogo, quando Tiago fintou tudo e todos até ficar sozinho perante a baliza. Mas, inexplicavelmente, deu-lhe um ataque de Parkinson no momento do remate. Aquela tremedeira toda perante a baliza aberta ainda vai ser motivo de análise futebolística por muitos e bons anos.

 

Bem, no fundo o que interessa é que passamos a eliminatória com muito sofrer, e Inglaterra é o próximo alvo a abater. Scolari tem que resolver o problema das duas baixas, sendo que a primeira não será difícil, colocando o Petit no lugar do Costinha. Quanto à segunda, mais complicada, Luis Figo deverá ocupar o lugar de Deco, como aconteceu no jogo contra Angola.

 

Mas com Scolari, nunca se sabe...

 

 


publicado por siX às 22:54
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Julia a 28 de Junho de 2006 às 23:47
... com Scolari ganha-se o Mundial. Ai, ai, já estou começando a tremer de medo. :)


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo