Terça-feira, 3 de Janeiro de 2006

entre o céu e o inferno...

 


Recebi este e-mail do Pedro Macedo, presidente da Associação dos Amigos de Mindelo, no qual sintetiza em cinco pontos os melhores e os piores acontecimentos ambientais em 2005, assim como deixa ficar os seus desejos para uma melhor política ambiental para 2006.


Eu tive todo o prazer em colaborar.


Seria interessante que todos os que me acompanham no QD e se preocupam com o futuro ambiental do nosso concelho, o fizessem também. Leiam atentamente e participem. Podem fazê-lo directamente para a Associação, utilizando os links disponíveis, ou deixando aqui os vossos comentários. Com toda a certeza, o Pedro Macedo estará atento.


 


2005-2006.jpg


 


2005 foi um ano de contrastes e impasses. De grandes dramas e acções heróicas.


Conheça e participe nesta análise dos Amigos do Mindelo.


 


5 melhores acontecimentos ambientais de 2005


(Quase) criação de uma área protegida na ROM


Finalmente foram dados passos concretos! A Câmara Municipal criou um grupo de trabalho com vista à classificação da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) como área protegida. Foi encomendada a elaboração de um Plano Estratégico à Universidade do Porto que descobriu novos valores naturais, reforçando a sua importância para a conservação da natureza e o potencial para a investigação científica, educação ambiental e lazer.


Parque Urbano de Vila do Conde


O primeiro grande espaço verde do Concelho foi inaugurado em Abril. O Parque Urbano “João Paulo II”, desenvolvido pelo arquitecto Siza Vieira, possui cerca de 30 mil metros quadrados e representou um investimento de 3,3 milhões de euros. Foi a primeira obra inaugurada no âmbito do Programa Polis de Vila do Conde.


Ecoclube de Mindelo lança campanha para a poupança de água


Portugal viveu este ano a pior seca desde que há registos, ou seja, meados do século XIX. O Ecoclube de Mindelo lançou uma campanha pioneira para promover a poupança de água. Foram os únicos que andaram de porta-emporta a questionar consumos e ensinar a poupar. Os jovens afirmaram o seu direito a serem protagonistas.


Autárquicas e o Ambiente


Dos 5 desejos ambientais formulados um ano atrás, foi o único que se concretizou. O Ambiente esteve no centro da campanha eleitoral para as autárquicas, graças ao empenho dos vários partidos políticos. Todos os candidatos aceitaram participar no debate realizado pelos Amigos do Mindelo antes das eleições, tendo comparecido cerca de 130 pessoas. Uma verdadeira democracia constrói-se assim.


A sua sugestão:


Parecendo que não, é sempre uma presença dissuasora e alerta para futuros atentados. Os Vilacondenses estão mais activos. Este ano a Associação recebeu um número crescente de denúncias e alertas por parte de cidadãos preocupados: descargas de entulhos, poluição de linhas de água, construção nas dunas, animais feridos… O número de participantes no programa de ecoturismo também é crescente. Os cidadãos estão preocupados com a sua qualidade de vida e decidiram actuar. Por isso nós decidimos tornar esta análise mais interactiva. Envie-nos a sua sugestão para o melhor acontecimento ambiental de 2005, até 7 de Janeiro


info@amigosdomindelo.pt


 


5 piores acontecimentos ambientais de 2005


Incêndios florestais


Nos últimos 10 anos deflagraram em média 215 fogos florestais por ano. Em 2005, e apenas até 15 de Outubro, já tinham deflagrado 399 incêndios em Vila do Conde, o que torna 2005 de longe o pior ano desde que há registos. Mais uma vez a Reserva Ornitológica de Mindelo foi palco de incêndios de origem criminosa: até as dunas arderam! É preciso fazer mais para diminuir este flagelo.


Impasse no Saneamento


O ano termina sem se saber qual será a solução para o tratamento dos esgotos em Vila do Conde. Vão ser tratados em Matosinhos? Na Póvoa de Varzim? Vai ser ao nível do Vale do Ave? E quanto à rede de drenagem? A polémica concessão a privados da água e saneamento deixou este processo bloqueado. Continua por fazer a mais básica das medidas ambientais necessárias à qualidade de vida.


A vergonha do Metro do Porto


Os comboios deixaram de circular entre Vila do Conde e o Porto no início de 2001, para dar lugar às obras do metro. Oito milhões de viagens por ano que passaram a ser feitas com maiores incómodos e impactes ambientais. Já depois da tardia decisão da duplicação da linha, a chegada do Metro do Porto a Vila do Conde estava marcada para Outubro de 2003. Desde aí, foi sempre a adiar. Entretanto o Metro anda entretido com obras que não eram as suas. Por tudo isto, não é de estranhar a decisão do Governo em retirar poderes à sociedade gestora do projecto.


Lactogal e a poluição


A Lactogal realizou descargas fortemente poluentes na Ribeira de Laje, afluente do Rio Onda. As denúncias dos Amigos do Mindelo conseguiram inverter a situação, mas a empresa nunca aceitou o convite para discutir o assunto. Ficou provado que nada adianta realizar Estudos de Impacte Ambiental, criar sistemas de licenciamento ambiental ou construir estações de tratamento de águas residuais, quando as empresas não se mostram sérias e a fiscalização é inexistente. Valeu o alerta lançado pelos agricultores afectados pelas descargas, as denúncias da Associação e as notícias nos meios de comunicação social.


A sua sugestão:


Envie-nos a sua sugestão para o pior acontecimento ambiental de 2005, até 7 de Janeiro.


info@amigosdomindelo.pt


 


Os 5 maiores desejos ambientais para 2006


Uma nova política camarária


Foi anunciado que uma das principais apostas para o novo mandato seria o Ambiente. Novo vereador, novos técnicos, um novo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Espera-se que sejam cumpridas as promessas de criar uma área protegida na ROM, de investir no saneamento básico e de implementar a Agenda 21 ao nível do Concelho. Fundamental proceder a revisão participada do Plano Director Municipal.


Complexo Comercial Nassica


Está finalmente em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental do Nassica, cuja primeira fase foi aberta ao público em 2004. Tarde demais. Toda a área foi desmatada e degradada, facto que agora é utilizado para dizer que o impacte será reduzido. Em 2006 espera-se que o “maior centro comercial, empresarial e de lazer do país” assuma as suas responsabilidades ambientais.


Gestão integrada da zona costeira


No contexto do Grande Porto, as praias de Vila do Conde apresentam a maior vulnerabilidade à acção do mar e as dunas literalmente têm desaparecido. Apesar disso continua a permitir-se a construção em locais ameaçados. As praias continuam cheias de lixo (em particular no Inverno). A qualidade da água do mar piorou face a 2004 (61% das análises com qualidade boa em 2004, e apenas 50% em 2005). Em Vila do Conde a praia de Mindelo destaca-se pela positiva, apesar da saída de esgotos em pleno areal. Aguarda-se a intervenção na frente atlântica para ver o resultado do investimento de milhões de euros, mas mais importante, aguarda-se um esforço sério de requalificação de todo o litoral.


Plano de Acção da Agenda 21 de Mindelo


Em Abril de 2005 o Plano de Acção e Monitorização foi aprovado pela Assembleia de Freguesia de Mindelo, juntamente com os compromissos de Aalborg. Apesar de muito estar por fazer, identificar as acções prioritárias foi um passo fundamental. A recente aprovação pelo Instituto do Ambiente do “Plano de Educação para a Cidadania e Ambiente” irá trazer um novo fôlego a este projecto pioneiro em Portugal, premiado ao nível do Grande Porto. Espera-se que as entidades competentes cumpram os compromissos assumidos.


A sua sugestão:


Envie-nos o seu desejo ambiental para 2006, até 7 de Janeiro. Prometemos trabalhar para o tornar realidade.


www.amigosdomindelo.pt


info@amigosdomindelo.pt


Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente


 


 


publicado por siX às 23:37
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Anónimo a 8 de Janeiro de 2006 às 00:23
bom, parece q isto não correu nada bem!!!siX
</a>
(mailto:vileiro@gmail.com)


De Anónimo a 5 de Janeiro de 2006 às 19:01
Não percebi essa da questão do metro ser pegado» por outro lado, Fernando... Podes ser mais específico? Quanto à proposta, é boa e vou analisar o assunto ( tenho q ver o q as minhas fontes podem verter :))siX
</a>
(mailto:vileiro@gmail.com)


De Anónimo a 5 de Janeiro de 2006 às 01:40
obg pela dvulgação.assim posso comparar a minha apreciação com a deles, embora podiam dividir em local e nacional. no geral não divirjo muito. embora uma conferencia com 130 pessoas assumir assim tanta proeminência, e a questão do Metro devia ser 'pegada' por outro lado.

siX já agora este Ano 2006 podia falar sobre figuras do povo que se tornaram típicas em Vila do Conde, bem como algumas artes e costumes mais tradicionais em Vila do Conde (e que estão desaparecendo). Penso que seriam belos estudo.
mas é só uma sugestão. se precisar de ajuda em alguma info ou material diga.

abr.Fernando_Vilarinho
(http://uminuto.blogspot.com)
(mailto:ffvilarinho@yahoo.com)


De Anónimo a 4 de Janeiro de 2006 às 21:47
Meus melhores desejos para os vossos "desejos ambientais para 2006"...que se concretizem - se não no todo, pelo menos em grande parte - esses e outros que surgirem! abraço da Tribo!:)Flavia Altmayer
(http://Brasil)
(mailto:flavia_altmayer@sapo.pt)


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos





      free hit counter
      Vila do Conde
      fases da lua
      Licença Creative Commons
      blog licenciado CC
      Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo