Segunda-feira, 3 de Abril de 2006

pedro X pedro

 

No reino Laranja, novidades não faltam... Miguel Paiva demitiu-se do cargo de presidente do partido que ocupava há seis anos e o conhecido advogado Pedro Brás Marques jogou na antecipação, apanhando de surpresa o repetente nestas andanças, Pedro Soares, ao candidatar-se para o cargo.

   

Fotos surripiadas ao PJ e Terras do Ave

 

Essa foi de mestre...

 

Esta seria uma notícia normal decorrente dos actos da actividade partidária, não fosse dar-se o surpreendente acaso de ambos os candidatos apresentarem o Professor Santos Cruz como candidato das suas listas à mesa do plenário!!!

 

(ver notícia no Primeiro de Janeiro e comprar a última edição do jornal Terras do Ave, visto a notícia online ter sido alterada)

 

Das duas, uma: ou o Pedro Brás marques escorregou numa casca de banana e foi apanhado desprevenido em plena esparregata, ou então o Pedro Soares entrou em desespero e, toldado pela perspectiva de uma terceira derrota, arremessa com nomes sonantes para os media fazendo jus à nova forma de estar na política, ou seja, primando pela incoerência...

 

Eu estou mais inclinado para a segunda hipótese. Verdade seja dita, eu próprio presenciei no final de uma tarde solarenga na esplanado do parque, o Pedro Soares em excitada cavaqueira com o Professor, disparando olhares furtivos para todos os lados, inclinado, quase obrigando o muito calado Professor a respirar o seu bafo mercê da ladainha estudada, o que de certo modo me surpreendeu...

 

Afinal, Pedro Soares foi o protagonista de uma voraz oposição interna no partido que agora pretende liderar, que em nada o beneficiou, só prejudicou a candidatura do Professor à Câmara e a oposição agradeceu. Portanto, neste contexto, não vejo gandes hipóteses de Pedro Soares conseguir o apoio do Professor.

Então, porque motivo foi referido o seu nome como apoiante da sua candidatura?

Só vejo uma hipótese: o facto de o Pedro Soares julgar os princípios de honestidade e verticalidade de terceiros de acordo com os seus... e os seus podem muito bem ser avaliados pela meia dúzia de palavras que proferiu aquando da anunciação da sua candidatura.

 

Primeiro, afirma-se como "pessoa de convicções, de valores e de trabalho", para logo de seguida afirmar-se como "estratega do caminho correcto para um dia vencer a câmara municipal, que é a que tem vindo a defender nos últimos anos", e cujos resultados "não foram aqueles que nós esperávamos"...

 

Julgo estar bem explícito nesta meia dúzia de palavras o pensamento do candidato. Pedro Soares não começa por falar dos problemas que afectam o partido, da necessidade de coesão de princípios e ideias, da busca de novos valores, do crescimento como entidade. Parte logo para a conquista da cadeira da câmara, de acordo com uma estratégia só por ele conhecida mas que não desvenda, o que revela alguma imaturidade política. E depois inicia o parco discurso na primeira pessoa do singular para o terminar na primeira do plural, revelando insegurança.

 

Mas mais revelador do seu carácter é a forma como Pedro Soares se refere ao presidente demissionário do seu partido, Miguel Paiva: deselegante e contundente. Diz ele:

 

"Não me interessa falar do Dr. Miguel Paiva porque tentei que ele terminasse o seu mandato com dignidade, fez aquilo que sabia e podia e não conseguiu".

 

Bom, Pedro Soares continua com a pedra no sapato a roer-lhe o calcanhar por nunca ter conseguido vencer o Miguel Paiva no seu terreno. Aliás, culpa o Miguel do seu fracasso e não os militantes que não viram na sua pessoa uma alternativa mais coerente e viável. Culpa o Miguel, mas não a estratégia fantástica de que é dono e não despertou o necessário apoio.

 

Pedro Soares parece não ter aprendido nada com quem roda nas altas esferas da política. Nunca, em momento algum, se viu um candidato de um qualquer partido tecer comentários jucosos em relação ao demissionário. Pelo contrário, enaltece sempre o trabalho desenvolvido e as suas qualidades como pessoa, mas demarcando-se pela personalização e linhas de pensamento.

 

O fair-play e o respeito devem fazer parte do jogo político. Isso foi notório em Vila do Conde quando Abel Maia, até há bem pouco tempo um adversário do Miguel, enalteceu publicamente as suas qualidades como pessoa e como político ao serviço da comunidade, e ao qual o Miguel correspondeu com a devida vénia.

 

Fotog. by Repórter Xis

 

Ok, diz-se que à terceira é de vez. No entanto, creio que o Pedro Brás Marques, pelas suas capacidades, valor, inteligência e dedicação ao partido, se encontra em melhor posição para vencer esta corrida... Mas por essas mesmas razões, não será tão volúvel nem maleável em termos de promessas que lhe permitam de imediato o garante da presidência...

 

A ver vamos!

 

 

 


publicado por siX às 22:01
link do post | comentar | favorito
    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo