Segunda-feira, 3 de Outubro de 2005

ambiente + democracia

 


rommy 006.jpg


 


No sábado passado, realizou-se aquele que foi o único debate entre as 4 principais forças políticas concorrentes à autarquia vilacondense, e que teve como tema «melhor ambiente, mais democracia». Tal como se esperava, o debate decorreu num excelente ambiente, democraticamente correcto, muito tendo contribuído para isso a prestação do Pedro Macedo, presidente da Associação Amigos do Mindelo e moderador do debate.


Abordaram-se diversas questões relacionadas com os conceitos de urbanismo e cidade moderna, ecologia e impacte das actividades económicas. Falar de todas elas, seria impossível num único post, de maneira que vou tentar resumir o pensamento de cada um dos interlocutores:


 


- Armando Herculano do BE


Foi o primeiro a intervir e acusou esse momento com algum nervosismo que se manteve ao longo do debate, preferindo o ataque à actuação da câmara do que o esclarecimento das suas próprias ideias, o que foi uma pena e uma perda de tempo. Da sua intervenção destaco a crítica feita ao actual edil pelo corte feito à praia das Caxinas, necessário para aumentar os passeios de acordo com o programa Polis, baseado no facto comprovado da subida das águas do mar nos próximos anos, ao que a Câmara não esteve atenta ou pura e simplesmente ignorou.


Mostrou estar atento a algumas hipotéticas contradições dos restantes membros da mesa, apontando o dedo a Mário de Almeida quando este falou em “qualidade da cidade e não do concelho" e a Santos Cruz, lembrando-lhe o projecto da ponte localizada na foz, quanto este falou no factor automóvel em detrimento da pessoa.


Na questão da ROM – Reserva Ornitológica de Mindelo, para a qual se pedia uma simples resposta se “Sim ou Não o candidato enviaria o pedido de aprovação ao governo para o estatuto de área protegida”, Armando Herculano preferiu içar bandeiras e mais uma vez acusar o PS da actual situação, não esquecendo a promessa do ainda presidente da junta de freguesia de Mindelo em avançar com o pedido, caso a câmara o não fizesse.


 


Mário Almeida do PS


Bem, ouvindo Mário Almeida uma vez, fica-se com a sensação de que já se ouviu tudo tal é a coerência da sua linha de raciocínio, o que não quer dizer que seja a melhor para Vila do Conde. Foi o único a perder a paciência com as alfinetadas de Armando Herculano, às quais procurou corresponder na mesma moeda.


Mário Almeida destacou o crescimento da cidade sob um regime controlado como uma mais valia, e mais uma vez referiu a recuperação dos antigos solares, destacando a Casa de S.Sebastião e a recente inauguração do Centro de Monitorização Ambiental, a qual permitirá saber de um momento para o outro os valores da qualidade da água e do ar.


Relativamente ao futuro da Quinta do Eng.º Carvalho, um tema que interessa aos vilacondenses, o objectivo da câmara passa pela construção de habitações em duas das frentes da quinta, sendo o restante espaço destinado a um jardim com o aproveitamento da casa na transformação de uma Fundação, não se sabe do quê.


No que concerne à ROM, defendeu-se com o interesse nacional pela conservação do espaço e não apenas local, razão porque espera que a iniciativa de conceder o estatuto de “área protegida” para o espaço parta do governo e não o contrário. Ressalvou ainda o estudo encomendado à Universidade do Porto, a proposta para a nova delimitação da área e a importância do grupo de trabalho com vista à gestão do plano de ordenamento da zona, ao qual estão afectos várias entidades, das quais relevou o ICN – Instituto da Conservação da Natureza. Tudo muito bonito, mas quanto ao “sim” ou “sopas”, nem uma palavra...


 


- Jorge Marques do PCP


Sinceramente, não me lembro de nada útil que possa aqui escrevinhar das suas intervenções... Quero com isto dizer que Jorge Marques apenas criticou, mas não inovou. Não apresentou o vislumbre de uma ideia, e percebe-se o porquê da popularidade do BE em detrimento do PCP.


Bem, Jorge Marques falou das praias e dos esgotos a céu aberto, assim como da falta de saneamento e quanto à ROM também preferiu içar a bandeira do parlamento e ficou-se por aí. O momento mais alto foi a apresentação de números relativamente a água, luz e saneamento no concelho, que me pareceram interessantes mas impossíveis de tomar nota, tal o laconismo e a rapidez com que os leu numa folha de papel.


 


- Santos Cruz da Coligação PSD/PP


Pareceu-me ser o mais seguro de si. Não entrou no jogo do Armando Herculano e evitou a perda de tempo que este tipo de situações comporta.


O Professor destacou o programa Polis e os desvios efectuados na sua concretização, como o aumento do alcatrão em detrimento dos espaços verdes, como estava previsto. Segundo ele, esta política valoriza o automóvel e tira qualidade de vida às pessoas. Quanto aos destinos da Quinta do Eng.º Carvalho, mais uma vez o Professor esteve bem e vai de acordo com o que eu considero serem as aspirações dos vilacondenses (pelo menos, daqueles com quem conversei sobre o assunto, e é unânime): transformá-la numa zona verde, de lazer, no pulmão da cidade, sem construções à mistura.


Quanto à ROM, Santos Cruz aponta o dedo à Câmara e responsabiliza-a politicamente pelas construções efectuadas na zona ao longo dos anos, assumindo, caso vença as eleições, a potenciação do que resta. Aliás, o Professor foi o único a assumir que com ele, o estatuto de “área protegida” para a reserva será uma realidade, tarefa que não se prevê fácil, sabendo-se que dois dos principais opositores a que tal aconteça, um tal de Pinho e um tal de Arnaldo, pertencem ou são simpatizantes do PSD.


 


Pedro Macedo está de parabéns por esta iniciativa, que eu inicialmente olhei algo céptico. Juntar os 4 candidatos à mesma mesa para discutirem a questão do ambiente e esquecerem por momentos as diferenças, demonstra a sua preocupação com um futuro cada vez mais imprevisível. Genial a tirada do Pedro, e que arrancou alguns sorrisos amarelos, ao pedir aos membros da mesa que não esqueçam o que ali se discutiu, lembrando que o debate foi na sua totalidade filmado e não ser necessário daqui a 4 anos repassar o filme para reavivar memórias. Esteve fantástico como moderador, impedindo tiradas demagógicas e proporcionando um debate agradável, tendo em conta o nº elevado de temas da agenda. De salientar ainda o convite efectuado a alguns académicos, que dissertaram sobre os diversos pontos.


Na minha opinião, o Professor Santos Cruz saiu claramente vencedor deste debate, quer pela clareza e originalidade das ideias com que abordou as diversas questões, quer pela coragem política em assumir o desfecho, num curto espaço de tempo, de alguns dos pecados da actual câmara...


É que, 25 anos para tomar uma decisão, me parecem algo exagerados...


 


publicado por siX às 18:36
link do post | comentar | favorito
    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo