Domingo, 21 de Outubro de 2007

EB 1 de Vila do Conde revisitada

 

 

 

 

“Os miúdos são uns bandidos, porque os pais também o são!”.

Foi assim que começou a reunião de Pais com a Professora da turma de alunos à qual a minha filha pertence. Bem, o que ela disse foi que os miúdos não traziam de casa estrutura emocional nem educacional para justificar o seu comportamento nas aulas, o que vem dar no mesmo. Fiquei estarrecido! Afinal, a reunião que eu julgava ser de apresentação da nova professora (a terceira desde o início do ano lectivo) era, afinal, uma espécie de tribunal inquisitório, de acusações veladas, em que pais e filhos eram enfiados na mesma bitola perante as considerações de uma jovem professora letrada nos compêndios do suíço Piaget, porque também ela possui um pequeno rebento que poderá um dia manifestar-se um malfeitor de pequena estatura.

 

 

Conheço alguns dos alunos da turma da minha filha. São colegas desde os tempos do infantário e acompanharam-na até aos dias de hoje. São, na maior parte, meninos bons, inteligentes e educados. No entanto, algo mudou neles (na minha filha também), o que nos preocupa a todos, Pais. De estudantes exemplares passaram a desinteressados nas diversas matérias, possuem comportamentos estranhos, são rebeldes perante a autoridade paterna. Tal conduta não pode ser responsabilizada aos pais, unicamente, que lutam diariamente com alguns desvios comportamentais preocupantes dos filhos, e soa a falso nas palavras da Professora substituta, substituída em Dezembro, que deu a ideia de querer passar estes próximos dois meses longe de aborrecimentos, até porque nem passa trabalhos para casa alegando para tal a carga horária a que os pequenitos estão sujeitos, mas causando algum transtorno aos pais que não conseguem acompanhar a matéria dada!

 

 

Os alunos não são o problema, e sim parte do problema criado pela instituição do ensino. Não são maus nem bandidos, mas sim vítimas. Vítimas de uma instituição que lhes nega as melhores condições ao colocá-los em contentores, enquanto outros estão em melhores salas! Para evitar algum desagrado ou constrangimento, podiam efectuar o que se chama de “rotatividade das salas de aula”! Porque não o fazem?!

São vítimas porque, à semelhança de outros anos, têm que suportar vários professores, quase todos contrariados por ali estarem “porque assim os mandaram”, não se aproximam dos alunos, não captam a sua amizade nem os acompanham devidamente! No entanto, outras turmas têm um único professor no decorrer da totalidade do ano lectivo, como manda a Lei!

 

 

Porque há-de a turma da minha filha ter um tratamento diferente? Por acaso são diferentes dos outros? Ou é a própria direcção da escola que assim age, baseada na velha convicção de que “todos os alunos são iguais, mas uns são mais iguais que outros”?! Como se pode entender que a Comissão de Pais Do Contentor onde os seus filhos estudam, tenham enviado uma carta registada dirigida ao Coordenador da Escola, num relato de preocupações pelas experiências negativas do passado, e o Conselho Executivo desconheça o teor ou a existência dessa mesma carta?

 

 

Muito se escreve por esses jornais que prestam algum serviço à comunidade. Pena é que seja sempre do mesmo!

 

 

tags:

publicado por siX às 19:34
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Anónimo, por conveniência a 22 de Outubro de 2007 às 00:02
SiX. Não se iluda. A Comissão de Pais dos Contentores está com os filhos na escola e não nas gaiolas com ar condicionado.


De siX a 22 de Outubro de 2007 às 22:59
caro anónimo, creio q o erro foi meu, porque coloquei "contentor" no plural e não no singular, como deveria. a Comissão de Pais do Contentor não existe. representa apenas os preocupados pais de uma turma. quanto à associação de pais, sim, acredito que assim seja.


De Julia a 22 de Outubro de 2007 às 02:35
SiX , não esmoreça !! Se somos cumpridores dos nossos deveres , precisamos fazer valer os nossos direitos . Não acha?


De Conde da Vila a 22 de Outubro de 2007 às 14:41
Não vale a pena esmorecer:
Nem só pais inteligentes têm filhos inteligentes... e os melhores professores não são aqueles que sabem mais, mas sim aqueles com quem mais se aprende!


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

blocked

. 3 seguidores

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo