Segunda-feira, 12 de Março de 2007

rom a bad day?!

 

 

 Fotog by Rep Xis

 

Na senda do projecto «ROM, que Futuro se é que Há Futuro e Porquê», devo dizer que estou deveras surpreendido com os comentários aqui colocados, quer pelo Pedro Macedo, quer pelo Seforis. Enquanto o primeiro me parece ter perdido a Fé, já o segundo parece impregnado dela! Eu até entendo o Pedro, a revolta e o consequente desabafo perante a extraordinária leveza com que se consegue anular o esforço de outrem e o sentimento de impotência, frustração e cansaço que daí advém. Mas a Guerra é isso mesmo, resultante de batalhas, derrotas e vitórias.

 

 

Não sei se atrás do comentário do Seforis existe algo mais do que Fé! Mas eu estou com ele porque é preciso acreditar sempre, porque nada está ainda perdido. Tenho assistido ao encurtar da Reserva ao longo dos anos, à arbitrariedade de critérios, a algumas megalomanias e pérfidos intentos de gente desumanizada. A tudo isto a Reserva tem resistido até agora, muito graças ao trabalho voluntarioso de gente como o Pedro. Estive lá no Domingo de manhã, e fiquei encantado por ter encontrado bastante movimento: ciclistas a passearem, grupos de jovens envolvidos em jogos, fotógrafos com as suas objectivas. Fui lá para constatar os estragos provocados pelo incêndio a que tive o desprazer de assistir no dia anterior e desagradado fiquei com os recentes depósitos de inertes resultantes de obras que não se encontravam uns dias antes, quando escrevi «Rom a Nice Day». Fiquei preocupado e senti-me quase culpado ao pensar que os meus escritos precipitaram a deposição desse lixo, tanto a Norte como a Sul.

 

 

Comentei com o Xis esse pensamento e também ele se sentiu indignado, prometendo-me fazer vigília à noite com a sua objectiva em dias incertos.

 

- À noite? - disse - Nem pensar!

- Tem que ser! - respondeu - Creio que o próximo verão vai ser crucial para a sobrevivência da ROM, a acreditar na evolução do processo que vai ser enviado ao ICN para aprovação da reserva a «Área Protegida». Se tudo aquilo arder, não faltarão depois argumentos para já não se criar merda alguma!

 

 

Fiquei espantado! Nunca tinha ouvido o Xis pronunciar mais do que meia dúzia de palavras seguidas!

 

 

tags:

publicado por siX às 22:21
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De seforis a 13 de Março de 2007 às 07:57
Olá Xis! Olá Pedro! De facto cada uma das coisas que foi sendo relatada relativamente à nossa ROM não faz muito sentido.
-Se alguma vez reunisse "forças" incutia-lhes o espírito necessário para levar de vencida aquilo que tanto desejamos. Nada nem ninguém teria argumentos suficientes para que assim não fosse. Cada um dos elementos estaria preparado para se debater activamente por aquilo que dizem querer. Precisavam era mesmo de querer! E, sei que, a grande maioria, não quer realmente...

-Quanto ao que vou dizendo, ainda faz menos sentido. Porém, como sei quem está a tentar degradar a nossa ROM , onde quando e como, esta é a melhor maneira, para se desfazer o que deve ser feito porque também sei que o poder de quem iniciou a preparação para a consagração da mesma não é de menosprezar e, como o segredo é a alma do "negócio" eu não desarmo na contagem das estrelas que de lá se vislumbram em noites claras e também em dias não tão claros como seriam de desejar... Eu luto para ganhar sozinho ou acompanhado por um exército moralizado pelos valores da vida e pelo respeito do outro! Mesmo que o outro seja aquele que não quer aquilo que parecemos querer... Abraço para os dois!


De bravos do mindelo a 13 de Março de 2007 às 19:51
xi... nao percebi nada desse comentario. problema meu de certeza. que ando muito ocupado com acções no terreno. se é verdade que ainda ha por lá muito lixo, ha outro que tem desaparecido. sem misterios: sou eu e outras pessoas tao empenhadas quanto eu que o limpamos. ainda este fim-de-semana limpamos mais um monte. e o resultado das vedações, placas e outras coisas tb sao visiveis no numero de pessoas que agora se sente à vontade para lá passear. ainfa ha imenso por fazer? claro. ser ambientalista é a melhor profissao do mundo: ha sempre trabalho garantido. impotencia? nem por isso. frustração? sim, alguma, com o que a camara tem feito e deixado fazer (confesso que em tempos fui ingenuo). cansaço? muito, confesso. mas vamos desistir? nunca! o nosso movimento, que nao é mais do que toda a gente que por lá anda a tentar melhorar a sua qualidade de vida, é imparavel. mesmo que eu desapareça, mesmo que os amigos do mindelo desapareçam. de resto, só vos posso dizer uma coisa, que disse em tempos ao siX quando nos costumava criticar: nao conhecem nem 10% do nosso trabalho em prol da rom e nao só. ha muito trabalho de bastidores e cartas na manga. nao sao só aqueles que querem destruir a rom que conhecem os jogos do "poder". nao digo isto para me armar em segredinhos (para isso já chega o seforis). mas para tranquilizar quem possa pensar que baixamos os braços. vou meter mais umas tretas no meu blog... para terminar, adoro-vos! e, "em nome da rom", o meu obrigado por serem partes integrantes do movimento positivo!


De seforis a 13 de Março de 2007 às 23:11
Não. Não é problema teu :-) eu é que sou um bocadito desorganizado (para não me apelidar de outra coisa :-))) ferves em pouca água. De qualquer modo a única palavra que escrevi e não queria foi: "desfazer" quando, o que queria realmente dizer era: Fazer :-) o resto... lá chegarás. No que diz respeito aos agradecimentos, esses, devo-os eu! Obrigado!!


De bravos do mindelo a 13 de Março de 2007 às 23:20
ahhhh........................ :)


De siX a 13 de Março de 2007 às 23:27
realmente, pedro... estás um pouco para o irritadiço... enfim, compreende-se.


De bravos do mindelo a 14 de Março de 2007 às 23:54
ena, nao é que o seforis tinha razao? a camara finalmente marcou uma reuniao do grupo de trabalho...


De seforis a 15 de Março de 2007 às 08:00
E não irá ser só uma reunião como tantas outras... vai acontecer alguma coisa de facto que tornará imparável o processo!


De seforis a 15 de Março de 2007 às 08:01
Mesmo que não aconteça a tal reunião :-)


De siX a 15 de Março de 2007 às 13:12
deve ter a ver com a questão dos 10%, uma espécie de "reconhecimento"... :-) :-)


De seforis a 15 de Março de 2007 às 15:25
Terá??? :-) Não creio! Estou mais inclinado para os 110% :-)


De seforis a 19 de Março de 2007 às 12:44
Estás bem siX ? Se não estiveres fica! É uma ordem! :-)


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo