Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2007

local VC

 

 

Não fiquei surpreendido com o facto de a cidade de Vila do Conde não constar no rol daquelas que, pelas mais variadas razões, se destacaram no ano 2006. Na minha opinião, que vale o que vale, apesar de todas as obras, arquitectos de renome envolvidos, dívidas incomensuráveis, alterações de PDM, ataques à RAN e ROM e construção desenfreada, não foram suficientes para o aumento da qualidade de vida de cá do burgo. Tenho até na minha ideia que temos vindo a perdê-la!

 

 

 Fotog. by Repórter Xis

 

 

Construiu-se uma marina, linda e pequenina… Tão pequenina que, me questiono, para que servirá. Não tem capacidade para barcos de recreio de grande porte, à excepção de pequenos iates. E mesmo esses mareantes, ao desembarcar, vão querer diversão, restaurantes, hotéis, ou seja, tudo o que não possuímos… e a Póvoa tem. É verdade, no campo da restauração, Vila do Conde é um desastre. Para uma Cidade, contam-se pelos dedos os restaurantes com alguma qualidade. Fala-se no Centro Histórico, e pergunto-me, qual Centro? A Rua da Igreja está tomada pelos serviços camarários, contribuindo para que ninguém se aproxime dela. Não tem comércio. As Ruas do Lidador e S. Bento são lindas, mas grande parte das casas são só fachada ou está abandonada. Sem local de estacionamento, é um local de passagem para automóveis e nunca se falou da sua requalificação. S. Roque, idem. Reconstruiu-se o Solar com o objectivo de criar um centro cinematográfico que, pelo que me apercebi, só passa cinematografia desprovida de interesse que tem como principais clientes as moscas. Temos uma marginal incrível, como muito poucas cidades se podem gabar. Poderia ser linda, um ex-libris vilacondense. No entanto, a sua requalificação foi entregue a um indivíduo que desprezou as suas potencialidades para lograr escrever o seu nome num exercício de egocentrismo gigantesco. Falar do comércio vilacondense é falar no seu declínio. Com o avanço do projecto Nassica, as lojas entrarão numa fase de subsistência em que muito poucas sobrevirão, contribuindo ainda mais para uma Vila do Conde cinzenta e desolada. Já nem vou referir o facto de uma Cidade como a nossa não possuir ainda uma sala de espectáculos e de cinema. É ridículo termos que calcorrear os 24 Km que nos separam da cidade do Porto para assistir a uma sessão cinematográfica. O projecto megalómano Optimist, construído na zona dunar das praias de Azurara, é um desaforo à cultura vilacondense, só compreendido pela necessidade urgente de uma câmara endividada até mais não em realizar dinheiro, o que por si só não justifica este retrocesso de mentalidade. Enfim, Vila do Conde já não figura no mapa das cidades que se destacam, apesar de toda a obra feita.

 

 

O Six K Dick, na sua sabedoria intemporal, afirma o seguinte...

 

 

 

“À perda dos valores morais sobrevém a perda cultural. A identidade de um povo, região ou localidade tende a desaparecer quando a cultura do antigo é desprezada pelos dirigentes, afectos à entronização das estátuas.”

 

 

Assim falou Six K Dick…

 

 

tags:

publicado por siX às 22:12
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De bravos do mindelo a 9 de Janeiro de 2007 às 00:11
é isto que eu gosto neste blog... poe os dedos nas feridas. escarafuncha. eu bem que tento, mas nao consigo ir tao fundo. é preciso tirar todo o pus. para que um dia a ferida sare. para mim a melhor imagem da governação em vila do conde hoje é de uma nau quinhentista a navegar num mar de excrementos. infelizmente nao é so um pesadelo. mas olha, vila do conde é como a rom, e vice-versa. a sua força é tao grande, a sua beleza tamanha, que todos os maus tratos do mundo nao lhe matarao a alma. e sabes? sou um sonhador. acredito sinceramente na capacidade do nosso timoneiro encontrar um novo rumo. deus lhe abra os olhos. ou a blogosfera.


De siX a 9 de Janeiro de 2007 às 19:41
gostei da imagem da nau ;-)


De bravos do mindelo a 10 de Janeiro de 2007 às 01:39
o timoneiro somos nós claro :)


De vilacondense a 15 de Janeiro de 2007 às 12:17
Post completamente ridiculo de quem nao conhece a realidade portuguesa.
Vila do COnde é das cidades com maior qualidade de vida onde inclusive tem melhorado ano apos ano.
Concordo em relaçao aos cinemas que alguma coisa deve de ser feito. Parece que vamos bem encaminhados pois o Cineteatro ja esta em obras e ao que parece pensa-se num shopping para a entrada de Vila do Conde.
A nível rodoviario tambem estamos a dar passos largos para a resoluçao dos problemas que existem. Um genero de VCI(paralela ao metro) ja esta a ser construída e a nova ponte nao deve de faltar muito para arrancar.
Quanto à nova marina e à falta de hoteis lembre-se que na Azurara com uma vista fantastica ja existe um novo hotel em fase adiantada de construçao...os donos dos barcos podem estar a dormir e ao mesmo tempo a olhar para o seu barco e para Santa Clara.
Quanto à nova marginal esquecem se que numa extensao de 3km´s nao se pode por pedrinha portuguesa e desculpem esta completamente desenquadrado do que deve ser hoje uma marginal! Queriam pedrinha portuguesa para daqui 2 anos estar toda levantada como na povoa? Querem ir correr e andar a escorregar com a humidade tipica da zona? e sei o que estou a dizer porque vou muitas vezes á povoa. Sera que os madrilenos sao assim tao ignorantes para escolher o Siza para a sua requalificaçao? Esqucem se que a obra nao esta completa e por falta de capital a zona em que um dia espera se que seja o ex-libris da marginal ainda nao esta concluída, falo daquela grande area junto ao castelo... A marginal foi projectada para isso vamos aguardar e depois sim criticar.


De siX a 16 de Janeiro de 2007 às 17:49
ridículo para uns, fantástico para outros... qd escrevi este post, a notícia veiculada na televisão não referiu vila do conde. Só no dia seguinte os jornais frisaram o 10º lugar de VC... o que não retira nada áquilo que eu aqui disse. É a sua opinião! Apenas fala do q está para vir, esquecendo-se que o poder local é ocupado pelos mesmos à 30 anos. Fala de uma realidade portuguesa baseada na construção, esquecendo a mais importante (q talvez devesse acompanhar esse mesmo desenvolvimento) que é a social. Parece-me q está desenquadrado desse contexto, e quem não conhece a realidade VC não sou eu... e que têm as pedrinhas? alguém aqui falou de pedrinhas? do Siza em Madrid? se bem lembro, alguém ligado à cultura da cidade não o queria ver nem pintado de amarelo e até foi notícia nos jornais e televisões... enfim... obrigado pelo comment, não aparecem muitos assim e promovem a discussão, o q é sempre importante


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

blocked

. 3 seguidores

os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • passado

    adjectivos

    vileiros

    net.vil@condense

    outras.vil@s

    vizinhos

    ambiente

    mixórdias

    Setembro 2009

    Maio 2009

    Fevereiro 2009

    Janeiro 2009

    Dezembro 2008

    Dezembro 2007

    Novembro 2007

    Outubro 2007

    Setembro 2007

    Julho 2007

    Junho 2007

    Maio 2007

    Abril 2007

    Março 2007

    Fevereiro 2007

    Janeiro 2007

    Dezembro 2006

    Novembro 2006

    Outubro 2006

    Setembro 2006

    Agosto 2006

    Julho 2006

    Junho 2006

    Maio 2006

    Abril 2006

    Março 2006

    Janeiro 2006

    Dezembro 2005

    Novembro 2005

    Outubro 2005

    Setembro 2005

    Agosto 2005

    lataria e afins

    momento... único!

    o meu voto vai para...

    as verdades de medina car...

    estamos a passar uma cris...

    o mágico

    viu por aí?...

    uma mentira conveniente

    um farol às escuras II

    communiqué - um farol às ...

    todos ao molhe e fé em de...

    tags

    local(89)

    concertos(32)

    poem(28)

    diários QD(26)

    momentos vc(24)

    diários qd(23)

    politica nac(23)

    capas de susto(21)

    ?(18)

    rom(15)

    memoriasvc(9)

    calixto(8)

    blogs(7)

    correio dos leitores(7)

    mundial futebol(7)

    natal(6)

    todos os santos(6)

    divag(4)

    fcp(4)

    aborto(3)

    todas as tags

    subscrever feeds

    vileiros no limbo